Vamos entender um pouco melhor o que são as trilhas?
As trilhas são recursos pedagógicos, previamente planejadas e desenvolvidos, para melhorar a performance de aprendizado dos alunos.
As trilhas tem origem, no conjunto de conteúdos abordados nos materiais didáticos de cada disciplina.
Cada trilha é composta por cinco etapas, são elas:
- Sondagem: é a etapa para aferir o quanto o aluno domina o conteúdo que será trabalhado pelo professor.
- Reforço: tendo como base o resultado da sondagem, o aluno pode receber o conteúdo para revisar e complementar seu conhecimento.
- Conteúdo: é a etapa em que o aluno tem acesso ao conteúdo principal trabalhado no livro didático.
- Avaliação: aqui o aluno irá realizar uma avaliação relacionada ao conteúdo estudado, todas as notas são computadas e geram a nota da trilha e o relatório.
- Saiba mais: o aluno terá a oportunidade de ampliar seus conhecimentos, sobre o que foi estudado nas etapas anteriores. Essa etapa estimula o aluno a ir muito além dos limites do material didático, fornece a ele autonomia nos estudos e o transforma em protagonista de seu processo de aprendizagem.
Por que utilizar as trilhas?
Ao fazer uso das trilhas, você poderá saber quantos e quais alunos dominam os conhecimentos prévios, que são necessários para o bom aproveitamento do que irão aprender em seguida. Você também poderá reorientar seu plano de aula com base nos resultados dessas trilhas. Poderá medir o nível de aprendizado alcançado pela turma, ao final de cada unidade, para assegurar que cada aluno tenha de fato, aprendido. Ainda irá identificar antes das provas, os alunos que estão com dificuldades para acompanhar a programação.
Existem basicamente três modos de uso das trilhas:
O primeiro é o diagnóstico;
O Positivo On permite que, as trilhas se adaptem às metodologias utilizadas pelo professor e pela escola. Ou seja, elas podem ser utilizadas conforme a preferência dos professores. Nesse caso, a sondagem é feita antes da aula, o professor se utiliza dos dados do relatório da sondagem, para planejar a sua aula e aplica a avaliação ao término da aula, aferindo o que foi ou não aprendido.
O segundo é a aula invertida;
A plataforma permite que, novas metodologias sejam experimentadas ou implementadas, introduzindo novas práticas mais inovadoras em sala de aula.
Um bom exemplo disso seria o uso das trilhas em aulas invertidas. Nesse caso, o professor pode solicitar aos alunos que façam a sondagem e, com base nela, prepare um momento em que os alunos farão um estudo do conteúdo de um modo mais autônomo. Isto é, sozinhos ou reunidos em pequenos grupos.
Incluindo aí, a etapa da avaliação. Assim os alunos estudam previamente um certo conteúdo e vão para a aula para discutir, debater e resolver um problema prévio.
Essa metodologia apresenta algumas notáveis vantagens:
- Otimiza o tempo em sala de aula;
- Evita as longas explanações de informações e conceitos pelo professor;
- Favorece o protagonismo por parte dos alunos que, apresentam suas dúvidas, questionam e interagem entre si, fortalecendo o aprendizado.
O terceiro modo é a tarefa de casa e revisão;
O professor realiza a aula conforme o seu planejamento, utilizando os recursos da trilha ou parte deles para o envio de tarefas de casa e aprofundamento do conteúdo. As trilhas podem ser reagendadas a qualquer momento, pelo professor, como revisão para prova ou como um recurso de apoio para o aluno.
ASSISTA AO VÍDEO
Assista ao vídeo explicativo sobre as trilhas e fique por dentro de como utilizá-las.
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